sábado, 18 de agosto de 2012

Visconde de Guarapuava - distinto e exemplar cidadão

ANTONIO DE SÁ CAMARGO. 
Nasceu em Palmeira-PR em 25.04.1807. 
Sobrinho da Baroneza do Tibagy.
Pertenceu a uma família distinta pela nobreza de carater e virtudes de que era ornada. Recebeu uma educação severa, de acordo com os austeros costumes da vida patriarcal das famílias do começo do século XIX, que deixou profundos traços de conduta moral que o acompanhou pela vida toda.

Ainda moço chegou a Guarapuava com a missão de administrar a fazenda de seu pai, isso por volta de 1832, tempos em que os indios Camés, hostis aos forasteiros, colocavam perigo à vida deles. Sá Camargo detinha admirável tino e prudência e revelou-se excelente administrador. Numa das ocasiões em que um plano fora a ele denunciado por um cumplice, teve tão enérgicas e acertadas atitudes e providências que ao efetuarem o assalto e ataque à povoação, encontraram resistência e foram dispersos, perseguidos, e muitos presos.

Casa onde viveu Visconde de Guarapuava
Em sua vida, Sá Camargo ocupou diversos cargos públicos, quer por nomeação ou eleição. Foi Deputado Provincial em diversas legislaturas e por ocasião da reorganização da Guarda Nacional foi nomeado Coronel Comandante, prestando relevantes serviços à nação. Achando-se o Brasil envolvido na Guerra com o Paraguai, o Coronel Sá Camargo auxiliou com valiosos donativos pecuniários e contingentes de voluntários, o que lhe rendeu o título de Barão de Guarapuava, mais tarde o título de Visconde de Guarapuava. Dotado de dotes altruísticos e magnânimes tinha a caridade como um dever. Só a morte pode estancar tamanha fonte de benefícios aos desamparados. Falaceu em 07.11.1896 e foi sepultado em Guarapuava.

Colégio Visconde de Guarapuava

É homenageado com seu nome em colégio e rua em Guarapuava, além de avenida na capital e ruas em outras cidades do Estado.

Texto extraido do Livro "Guarapuava-1928"

Nenhum comentário:

Postar um comentário